25 de janeiro de 2010

Implantes Dentários e a Cirurgia Sem Cortes


A evolução ocorrida nas mais diversas áreas medico-odontologicas resultou em resoluções mais avançadas para alguns tratamentos com menor invasibilidade e maior previsibilidade, possibilitando a execução de procedimentos que até pouco tempo atrás pareceriam impossíveis.

Por Tiago Zambenedetti
- Cirurgião-dentista, especialista em Implantes Dentários e Próteses sobre Implante
- E-mail: tiagozambe@hotmail.com

Dentro dessa evolução, podemos citar duas áreas de destaque: a Implantodontia, que por si só, responde pelo maior avanço da odontologia dos últimos tempos e, a Radiologia, que através do aperfeiçoamento de técnicas de obtenção de imagens permite diagnósticos cada vez mais precisos, facilitando a execução de tratamentos e seu prognóstico.

O entrelaçamento dessas duas áreas permitiu o desenvolvimento de uma técnica cirúrgica através da qual, os implantes são guiados aos locais desejados para sua instalação com a utilização de guias cirúrgicos específicos. Para isto, o paciente realiza uma tomografia computadorizada do tipo cone beam, de uso odontológico, com um guia radiográfico (semelhante à prótese que se deseja instalar) previamente confeccionado pelo cirurgião-dentista.

Os dados levantados pela tomografia são transformados em imagens tridimensionais, permitindo que o Implantodontista execute uma “cirurgia virtual” onde serão escolhidos os melhores locais para instalação dos implantes, considerando distribuição de força, função e estética para otimizar o tipo de prótese desejado.

Sem cortes
Esta “cirurgia virtual” é então salva em um arquivo que será enviado via e-mail para uma empresa especializada em Prototipagem Biomédica (impressão em tamanho e formas reais das imagens tridimensionais obtidas através da tomografia) que confeccionará um guia cirúrgico que será utilizado durante a cirurgia para guiar a instalação dos implantes planejados, levando-os exatamente aos locais desejados, sem a necessidade de incisões nas gengivas ou sequer suturas.

Por esse motivo, esta técnica é chamada por muitos de CIRURGIA SEM CORTE, o que aumenta a segurança, diminui o tempo de cirurgia e a injuria, possibilitando um pós-operatório mais confortável e previsível. Além disso, permite otimizar a quantidade óssea, muitas vezes escassa, reduzindo a necessidade de enxertos ósseos.

É uma técnica que pode ser utilizada na ausência de um, mais de um ou até de todos os dentes, sendo geralmente associada a técnicas de carga imediata das próteses, onde o paciente é operado e sai do procedimento com próteses sobre os implantes recém instalados.

Avaliação
Para saber se você esta apto ao desenvolvimento desta técnica de reabilitação oral, é necessária uma avaliação criteriosa por um Cirurgião-Dentista Especialista na área e devidamente habilitado para o desenvolvimento da técnica, sendo possível prever um prognostico para cada caso, com raras contra-indicações.

Um comentário:

  1. yo me voi haser por primera ves imlantes confio en en el dr tiago por el curriculo del es eselente soi olga patricia desde uruguay gracias

    ResponderExcluir